Congresso de Matemática Aplicada e Computacional

Local do Evento

Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
Campus Universitário Marco Zero do Equador
Rod. Juscelino Kubitschek, KM-02 - Jardim Marco Zero - CEP 68.903-419 - Macapá - AP - Brasil
Fone: +55 (96) 3312-1700
E-mail: [email protected]

 

logo-unifap

 

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) é uma instituição pública de ensino superior  situada em Macapá, Amapá, Brasil, criada pela Lei n. 7.530, de 29 de agosto de 1986, e instalada pelo decreto n. 98.977, de 02 de março de 1990, vinculada ao Ministério da Educação. A Universidade goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedece ao princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão regendo-se pelo seu Estatuto nos termos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Regimento Geral e demais leis em vigor.. tem autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. Sua organização e funcionamento são orientados por legislação federal, por seu Estatuto, Regimento Geral e por normas internas.

A universidade possui campis em:

 

 

Macapá é um município brasileiro, capital do estado do Amapá. Localizada no sudeste do estado, é a única capital estadual que não possui interligação por rodovia a outras capitais[7]. Ademais, é a única cortada pela linha do Equador e que é localizada às margens do Rio Amazonas.
Quinta cidade mais rica do Norte brasileiro, o município representa, isoladamente, 2,85% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) da região, além de reunir em sua região metropolitana 509.883 habitantes, sendo a terceira maior aglomeração urbana do Norte.[4] Sua Área é de 6.407 km² representando 4.4863 % do Estado, 0.1663 % da Região e 0.0754 % de todo o território brasileiro[8] Desse total 32,7 km² estão em perímetro urbano.[9]. A cidade representa sozinha 60% da população do Amapá[10] e 3,50% da população de toda a Região Norte do Brasil.
Segundo pesquisas feitas pelo IBGE em 2011, a cidade conta com uma população de 407.023, sendo que 97,92% vivem na zona urbana e 2,08% vivem na zona rural divididos em uma área de 6 563 km², resultando em uma densidade demográfica de 60,62 hab./km². Macapá vem se destacando entre as maiorias das capitais brasileiras pelo rápido crescimento econômico e populacional.
A toponímia é de origem tupi, como uma variação de "macapaba", que quer dizer lugar de muitas bacabas, uma palmeira nativa da região, a bacabeira, de nome científico "Oenocarpus bacaba Mart". Antes de ter o nome de "Macapá", o primeiro nome concedido oficialmente às terras da cidade foi Adelantado de Nueva Andaluzia, em 1544, por Carlos V de Espanha, numa concessão a Francisco de Orellana, navegador espanhol que esteve na região.[11]

 

Localização

 

Educação

Macapá é um importante centro educacional do Estado do Amapá, tanto no ensino médio como superior, e concentra a maioria das escolas e faculdades públicas e particulares. Existem, em Macapá, 18 instituições de ensino superior, que ofertam 74 cursos, dentre eles Direito e Medicina. Nestes cursos, em 2009, estavam matriculados cerca de 20 mil acadêmicos, segundo dados obtidos junto ao IBGE.

Instituições de Ensino Superior Públicas

  • UNIFAP (Universidade Federal do Amapá)
  • UEAP (Universidade Estadual do Amapá)
  • IFAP (Instituto Federal do Amapá)

Turismo

A capital do meio do mundo possui pontos turísticos que revelam um pouco da história, cultura e religiosidade de pessoas que sabem preservar e divulgar os seus valores. Os principais pontos turísticos da capital são:


Realização

Apoio


Uma solução
cubomultimidia® sistemas academicos
Developed for: Firefox Google Chrome Internet Explorer 7 Opera 9 Safari 3
CMAC-Norte — Congresso de Matemática Aplicada e Computacional Região Norte
26 a 29 de junho de 2012
UNIFAP / Macapá - AP