CNMAC 2010 - 33º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional

Águas de Lindóia / SP, 20 a 23 de Setembro de 2010

Programação dos Minissimpósios

Minissimpósios
MS1 - Novos Desafios na Simulação Numérica de Equações Diferenciais Parciais
Abimael Loula - LNCC, José Alberto Cuminato - ICMC, USP, Maria Cristina Cunha - IMECC, Unicamp e Sônia M. Gomes - IMECC, Unicamp
MS2 - Sistemas Dinâmicos Reversíveis e Descontínuos
Claudio Buzzi - UNESP e João Medrado - UFG
MS3 - Matemática Intervalar e Conexões no Ensino e no Desenvolvimento Científico
Organizadores: Marcília Andrade Campos - UFPE, Alice de Jesus Kozakevicius - UFSM e Renata Hax Sander Reiser - UCPEL

MS1 - Novos Desafios na Simulação Numérica de Equações Diferenciais Parciais

Organizadores: Abimael Loula (LNCC), José Alberto Cuminato (ICMC/USP), Maria Cristina Cunha (IMECC/Unicamp) e Sônia M. Gomes (IMECC/Unicamp) (Programação)

Resumo: Análise Numérica para equações diferenciais tem sido uma área de intensa pesquisa desde o advento dos computadores, em meados do século passado. Deste então, o avanço tem sido monumental e todos os centros importantes de pesquisa dedicam esforços nesta área. As suas aplicações têm sido predominantes nas Engenharias, mas todos os ramos das Ciências têm se beneficiado das ferramenta numéricas desenvolvidas e fomentado a busca de novas metodologias, gerando novos desafios.

O objetivo do presente minissimpósio é reunir pesquisadores brasileiros, com alguns convidados estrangeiros, que trabalhem com novas formulações em análise numérica de equações diferenciais parciais, incluindo problemas estocásticos, esquemas de alta ordem, métodos estabilizados, estratégias adaptativas, problemas em regiões complexas, algoritmos para solução de problemas de grande porte, etc.

Espera-se proporcionar uma discussão sobre os recentes esforços dos participantes, seus projetos, suas dificuldades, possibilidades de novas colaborações e, principalmente, despertar interesse em jovens pesquisadores, a maioria dos participantes do CNMAC.

topo

 

MS2 - Sistemas Dinâmicos Reversíveis e Descontínuos

Claudio Buzzi (UNESP) e João Medrado (UFG) (Programação)

Resumo: Durante a realização do minissimpósio serão abordados temas como Sistemas Reversíveis (time-reversal) e Sistemas Descontínuos. Na física os sistemas reversíveis são amplamente conhecidos e nos últimos anos tem sido observada a necessidade de se estabelecer um estudo sistemático e mais profundo deles. Sistemas Descontínuos (Sistemas com Chaveamento) são provenientes da teoria de controle e são encontrados com muita freqüência na física, engenharia e economia. O objetivo deste minissimpósio é promover o intercâmbio entre pesquisadores das diversas instituições do Brasil para apresentarem e discutirem seus trabalhos.

Programação:

topo

 

MS3 - Matemática Intervalar e Conexões no Ensino e no Desenvolvimento Científico

Organizadores: Marcília Andrade Campos (UFPE), Alice de Jesus Kozakevicius (UFSM) e Renata Hax Sander Reiser (UCPEL) (Programação)

Resumo: As técnicas intervalares integradas às disponibilidades e potencialidades das novas arquiteturas multiprocessadas tem dado um novo e atual contexto de pesquisa na comunidade científica. O minissimpósio Matemática Intervalar e Conexões no Ensino e no Desenvolvimento Científico contribui para análise e avaliação da evolução da área da Matemática Intervalar como fundamentação no desenvolvimento de aplicações na Matemática Aplicada, na Matemática Computacional e, em especial, na Computação Científica, incluindo a fundamentação para novas tecnologias. Busca-se congregar pesquisadores, profissionais e estudantes das várias áreas da ciência que utilizem as técnicas intervalares e a fundamentação da Matemática Intervalar em suas atividades acadêmicas e científicas, além de motivar e estimular as atividades de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, bem como de ensino e de uso destas técnicas em aplicações interdisciplinares. Esta proposta é relevante para o fortalecimento, a interação e a criação de novas parcerias científicas visando incentivar programas e ações conjuntas com instituições de ensino e pesquisadores. Dentre elas, a aproximação de aplicações que utilizam Wavelets com o contexto de Matemática Intervalar.

Programação:

topo

 

SBMAC - Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional
[email protected] / Tel.: (16) 3373-8120
Tecnologia congresscentral
Desenvolvido para :
Firefox Google Chrome Internet Explorer 7 Opera 9 Safari 3