XXV CNMAC
XXV CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL

Conheça o IPRJ




Dados Institucionais

O Instituto Politécnico do Rio de Janeiro(IPRJ) foi incorporado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1993 como um programa pioneiro de interiorização da Universidade no nosso Estado e tem sido gradualmente bem sucedido.

Nestes 9 anos de presença da UERJ em Nova Friburgo, foi implantado o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional nos níveis de Mestrado e Doutorado, que visam ao aperfeiçoamento de profissionais graduados nas diversas áreas das ciências exatas e das engenharias.

 

Quanto à extensão universitária, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica
(IEBTec) tem sido um programa de grande importância, com quatro empresas
graduadas e cinco empresas residentes no momento. Paralelamente o Escritório de transferência de Tecnologia (ETT), o Laboratório de Tecnologia da Habilitação e da Construção (LTHC) e o Laboratório Analítico de Controle Ambiental (LACAm) vem trabalhando para aumentar a qualidade dos serviços que podem prestar à região de Nova Friburgo.

Em 1999, foi implantado o curso de Engenharia Mecânica no IPRJ que conta hoje com AS320 alunos e tem oferecido 80 vagas anuais. As atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no IPRJ onde se incluem ofertas de cursos de alto nível de curta duração para a comunidade friburguense, tem sido possível graças a uma parceria harmônica entre o Governo de Estado e a Reitoria da UERJ.

Encontra-se hoje em estruturação, em parceria com empresas da região, o LEMec - Laboratório de Ensaios Mecânicos que visa atender o pólo metal mecânico. Além das atividades de pesquisa e ensino serão realizadas atividades de prestação de serviços.

Topo


Unidade acadêmica


A Unidade Acadêmica do Instituto Politécnico conta com uma equipe de 19
pesquisadores em regime de 40 horas semanais, todos com doutorado. A maioria
destes é pró-cientista da UERJ (dedicação exclusiva por concurso a cada três anos) e seis são pesquisadores do CNPq (produtividade em pesquisa).




Topo


Graduação


De forma a atender o aumento da demanda tecnológica e social por profissionais de crescente qualificação com grande capacitação ao entendimento e à adaptabilidade, e que possa responder rapidamente às mudanças tecnológicas e sociais, o Instituto Politécnico da UERJ, através do seu curso de graduação em Engenharia Mecânica, está voltado à formação de um engenheiro científica e tecnologicamente habilitado nas mais modernas técnicas de sua área de especialização e capaz de se adequar rapidamente aos novos conhecimentos gerados, e às mudanças tecnológicas do mercado de trabalho e da sociedade.



Topo


Pós-graduação


Pós-Graduação em Modelagem Computacional, nos níveis de Mestrado e de Doutorado (nível 4 na CAPES);Graduação em Engenharia Mecânica.Pós-Graduação em Modelagem Computacional, nos níveis de Mestrado e de Doutorado (nível 4 na CAPES);Graduação em Engenharia Mecânica.

Topo


Produção Científica e Tecnológica

De 1997 até a presente data já foram defendidas 3 teses de doutorado e 30 teses de mestrado.
Em 2000 foram publicados 13 trabalhos completos em periódico científico por professores do Instituto Politécnico e 30 trabalhos em anais de congressos.
Em 2001 também foram publicados 13 trabalhos completos em periódicos e 40 trabalhos em anais de congressos.
De 1996 até a presente data a Incubadora de Empresas e o Escritório de Transferência de Tecnologia publicaram 6 artigos na área tecnológica.

Topo


Extensão


Promoção de Congressos e Encontros Científicos, Nacionais e Internacionais;
Apoio ao aperfeiçoamento e/ou desenvolvimento de produtos/processos e/ou serviços para indústrias da região de Nova Friburgo;
Programa Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - IEBTec
Escritório de Transferência de Tecnologia - ETT
Promoção de cursos de extensão universitária Empresa Júnior de Engenharia LACAm - Laboratório Analítico de Controle Ambiental
LTHC - Laboratório de Tecnologia da Habitação e Construção


Topo



Incubadora de empresas

O Prédio da Incubadora de Empresas possui uma área de 500 metros quadrados de construção, que faz parte da Unidade Acadêmica do Instituto Politécnico da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, situado no Parque Ambiental Luiz Simões Lopes. No Campus existem mais 2 prédios, um onde funciona a administração, pós-graduação, salas de pesquisadores e um teatro com 700 lugares, e o outro onde funciona o curso de graduação. Além destas instalações, faz parte do Campus um ginásio poliesportivo, um campo de futebol e 3 galpões onde funcionam as oficinas/laboratórios.

Topo



| Diretoria e Comissões Organizadoras | | Introdução| | Resumos | | Programa | | Conheça o IPRJ |