Conferencista | Horário | |
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CE | Wanderley Rezende - UFF | Quarta-feira 10/9, 16:30-17:30 |
RESUMO: São notórias e bem evidentes as dificuldades de aprendizagem no ensino de Cálculo. Pesquisas tanto no âmbito nacional como internacional apresentam fortes indicadores dessa “crise” no ensino de Cálculo. Mas qual seria então a(s) razão(ões) para tal crise?
Assim, partindo do pressuposto que parte significativa dos problemas de aprendizagem “do atual” ensino de Cálculo é de natureza epistemológica, podemos explicitar e consubstanciar, a partir do entrelaçamento de fatos históricos e pedagógicos, cinco macro-espaços de dificuldades de aprendizagem de natureza epistemológica, cinco eixos que estruturam o ensino de Cálculo, a saber: o eixo discreto/contínuo; o eixo variabilidade/permanência; o eixo finito/infinito; o eixo local/global; e o eixo sistematização/construção.
Nesta conferência, pretende-se estabelecer relações entre os macro-espaços determinados com os mapas históricos e conceituais do Cálculo, e destes com o ensino de matemática em todos os níveis, em especial, com a educação básica.
Minicurso | Horário |
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ME1 - O ensino de probabilidade por meio de um jogo de dados e da metodologia de resolução de problemas. | 14:00-15:00, de Terça-feira 9/9 a Quinta-feira 11/9 |
ME2 - Trigonometria no dia a dia | 14:00-15:00, de Terça-feira 9/9 a Quinta-feira 11/9 |
ME3 - O Teorema de Tales em ação | 14:00-15:00, de Terça-feira 9/9 a Quinta-feira 11/9 |
ME4 - Dobras, cortes e fractais no ensino de Matemática | 15:00-16:00, de Terça-feira 9/9 a Quinta-feira 11/9 |
ME5 - Métodos quantitativos aplicados à avaliação educacional | 15:00-16:00, de Terça-feira 9/9 a Quinta-feira 11/9 |
ME6 - Modelagem Matemática para Professores | 15:00-16:00, de Terça-feira 9/9 a Quinta-feira 11/9 |
José Marcos Lopes – UNESP
RESUMO: Apresentamos neste minicurso uma proposta para o ensino de probabilidade, utilizando-se um jogo de dados e a metodologia de resolução de problemas. A resolução de problemas é utilizada para a construção dos conceitos matemáticos. O jogo proposto foi baseado em Game of Kasje, citado por Schuh. Através da utilização deste jogo, formulamos vários problemas, cujas soluções e a adequada intervenção do professor, induzem os alunos a construção/reconstrução de todos os conceitos básicos de probabilidade.
O Jogo: Este jogo utiliza dois dados e é disputado por dois
jogadores, João e Maria. São considerados lances vencedores (4; 1) ou
(1; 4) - com o valor de 1 ponto; (4; 2) ou (2; 4) - 2 pontos; (4; 3) ou
(3; 4) - 3 pontos; (4; 4) - 4 pontos; (4; 5) ou (5; 4) - 5 pontos e (4;
6) ou (6; 4) com o valor de 6 pontos. Cada jogador poderá efetuar até
dois lançamentos, se não conseguir nenhuma face 4 no primeiro
lançamento, efetua o segundo lançamento com os dois dados. Se conseguiu
pelo menos uma face 4 no primeiro lançamento, reserva este dado e
decide se lança ou não o outro dado mais uma vez. Vence o jogo quem
obtiver a maior pontuação. Caso os dois jogadores obtenham a mesma
pontuação o procedimento todo é repetido.
Ivo Machado da Costa e José Antonio Salvador – UFSCar
RESUMO: Neste minicurso apresentaremos conceitos básicos de trigonometria motivados por fatos do cotidiano. Exploraremos algumas atividades e desafios com professores do Ensino Fundamental e Médio envolvendo temas motivadores e interdisciplinares. Atividades lúdicas e Kits Didáticos podem ser montadas com materiais simples, tais como: Trigonometria e a construçãoo de um relógio de sol com montagem horizontal; Dobrando uma folha de carta em n partes iguais (n maior ou igual a 2) com Trigonometria; Estacionando um carro com Trigonometria; Encontrando os pontos notáveis de um triângulo; Construindo a Reta de Euler, etc.
Adriano Pedrosa e Airton Temístocles Castro - UFPe
RESUMO: É importante que os professores de Matemática estimulem a descoberta e investigações imaginativas que proporcionam aos alunos uma oportunidade de provar, encontrar padrões e relações e derivar novos padrões e relações de outros. As atividades deste gênero criam um pensamento analítico e criativo e, assim, envolvem os alunos na resolução de problema mais elaborados e mais complexos. Além disso, essas atividades geram entusiasmo, estimulam o interesse e podem dar uma visão considerável da natureza, harmonia e beleza da Matemática.
Este minicurso tem como objetivo abordar construções geométricas da Geometria Euclidiana Plana, mais especificamente aquelas que utilizam o Teorema de Tales e utilizaremos o programa computacional Cabri-Géomètre como ferramenta para a compreensão ou a redescoberta de fatos geométricos importantes nessa área da geometria.
As atividades do minicurso irão explorar as construções de gráficos de funções importantes do ensino básico, tudo construído a partir do Teorema de Tales:
Recursos: Laboratório de computação, projetor multimídia, material apostilado.
Público Alvo: Professores de 5ª a 8ª séries, alunos de curso de licenciatura em Matemática.
Requesito: Ter familiaridade com o software CABRI II PLUS.
José Antonio Salvador – UFSCar
RESUMO: Apresentamos atividades lúdicas sobre dobras, cortes e fractais para a motivação e o aprendizado significativo de vários conceitos matemáticos para que professores do Ensino Fundamental e Médio possam levar às suas salas de aulas propiciando a motivação e o gosto pelas ciências e matemáticas. Exploramos as formas da natureza. Modelos da Geometria Euclidiana e da Geometria Fractal. Os Fractais no ensino de Matemática através de problemas e atividades lúdicas. Dobras e cortes na construção de fractais, medidas e operações matemáticas. Perímetros, áreas e volumes de figuras geométricas. Elaboração de Fichas de Atividades envolvendo dobras, cortes, cálculos e construção de Kits Fractais. O Conjunto de Cantor. A Curva de Koch. A Construção de Cartões Fractais. O Triângulo de Pascal e Fractal. A exploração de triângulos com o Triângulo de Sierspinski. A exploração de Progressões Aritméticas e Geométricas, Funções, Gráficos e Limites com os fractais. Dimensão Fractal e Logaritmos. Fractais 3D. Árvore Fractal. Tendo a disponibilidade de um laboratório computacional, as atividades poderão ser exploradas no final com softwares livres (LOGO, GeoGebra, etc.) fáceis de serem instalados.
Heliton Ribeiro Tavares – UFPa e Dalton Francisco de Andrade – UFSC
Maria Isaura de Albuquerque Chaves, Arthur Gonçalves Machado Júnior e Adilson Oliveira do Espírito Santo – UFPa
RESUMO: Este minicurso, a partir da realização/discussão de algumas atividades de Modelagem Matemática voltadas para a Educação Básica, pretende servir de inspiração para que os professores ou futuros professores organizem atividades pedagógicas dessa natureza. A metodologia consistirá na realização conjunta de alguns exercícios de Modelagem Matemática para que os participantes possam compreender como o processo se desenvolve; na construção de concepções acerca de Modelagem Matemática e Modelo Matemático e na análise de algumas possibilidades de utilização da Modelagem na Educação Básica.
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