
Oficina
Título: Introdução ao GEOGEBRA.
Proponente: Jocelino Sato.
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia - UFU.
Público alvo: alunos de graduação e professores do Ensino Básico.
Vagas: 40 vagas
Pré-requisitos: conhecimento mínimo de informática.
OBJETIVOS
Apresentar e explorar o GeoGebra como uma ferramenta interessante para o ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Desenvolver atividades que explorem o caráter dinâmico e a potencialidade das visões algébrica e geométrica oferecidas, simultaneamente, pelo GeoGebra. Explorar recursos deste software para produção de material didático (ilustrações em notas de aulas e produções de applets em Java scripts).
DESENVOLVIMENTO
A oficina será realizada por meio de discussões de atividades práticas desenvolvidas diretamente no laboratório de informática, permitindo assim que os participantes possam interagir com o Geogebra. Seu desenvolvimento será dividido em três partes.
Parte I: Recursos do GeoGebra via janela geométrica
O uso das ferramentas (recursos) do GeoGebra via mouse será explorado no contexto da Geometria Dinâmica (Janela Geométrica). Essas ferramentas serão apresentadas no decorrer do desenvolvimento de atividades de construções com régua e compasso, na resolução de problemas explorando o caráter dinâmico do GeoGebra, em atividades abordando as construções de cônicas em atividades que façam uso de transformações geométricas nas soluções de problemas.
Parte II: Recursos do GeoGebra via janela algébrica
No contexto algébrico faremos o uso das ferramentas via comando ou via mouse. Desenvolveremos atividades relacionadas à geometria analítica plana e à trigonometria, ressaltando a importância das visões simultâneas das duas janelas (geométrica e algébrica). A compreensão de muitos objetos e problemas em matemática torna-se mais fácil quando se tem a sua representação geométrica, sendo esta uma das orientações de Polya no processo de busca de uma solução (heurística) de um problema.
Parte III: Criando ilustrações e atividades interativas com o GeoGebra
Usando atividades desenvolvidas nas Partes I e/ou II mostraremos como usar uma ferramenta rápida e eficaz na confecção de ilustrações (desenho de figuras e gráficos de funções) para textos matemáticos. Também mostraremos como transformá-las em applets que podem ser vistos em qualquer browser (por exemplo, Mozilla, Internet Explorer, Safari), com o Java instalado e ativado. Esses applets fornecem interfaces gráficas passíveis de serem manipulados pelos alunos, instigando a curiosidade e a descoberta dos conceitos matemáticos presentes nas construções apresentadas.