Programação dos Minissimpósios
Minissimpósios |
---|
MS1 - Novos Desafios na Simulação Numérica de Equações Diferenciais Parciais Abimael Loula - LNCC, José Alberto Cuminato - ICMC, USP, Maria Cristina Cunha - IMECC, Unicamp e Sônia M. Gomes - IMECC, Unicamp |
MS2 - Sistemas Dinâmicos Reversíveis e Descontínuos Claudio Buzzi - UNESP e João Medrado - UFG |
MS3 - Matemática Intervalar e Conexões no Ensino e no Desenvolvimento Científico Organizadores: Marcília Andrade Campos - UFPE, Alice de Jesus Kozakevicius - UFSM e Renata Hax Sander Reiser - UCPEL |
MS1 - Novos Desafios na Simulação Numérica de Equações Diferenciais Parciais
Organizadores: Abimael Loula (LNCC), José Alberto Cuminato (ICMC/USP), Maria Cristina Cunha (IMECC/Unicamp) e Sônia M. Gomes (IMECC/Unicamp) (Programação)
Resumo: Análise Numérica para equações diferenciais tem sido uma área de intensa pesquisa desde o advento dos computadores, em meados do século passado. Deste então, o avanço tem sido monumental e todos os centros importantes de pesquisa dedicam esforços nesta área. As suas aplicações têm sido predominantes nas Engenharias, mas todos os ramos das Ciências têm se beneficiado das ferramenta numéricas desenvolvidas e fomentado a busca de novas metodologias, gerando novos desafios.
O objetivo do presente minissimpósio é reunir pesquisadores brasileiros, com alguns convidados estrangeiros, que trabalhem com novas formulações em análise numérica de equações diferenciais parciais, incluindo problemas estocásticos, esquemas de alta ordem, métodos estabilizados, estratégias adaptativas, problemas em regiões complexas, algoritmos para solução de problemas de grande porte, etc.
Espera-se proporcionar uma discussão sobre os recentes esforços dos participantes, seus projetos, suas dificuldades, possibilidades de novas colaborações e, principalmente, despertar interesse em jovens pesquisadores, a maioria dos participantes do CNMAC.
MS2 - Sistemas Dinâmicos Reversíveis e Descontínuos
Claudio Buzzi (UNESP) e João Medrado (UFG) (Programação)
Resumo: Durante a realização do minissimpósio serão abordados temas como Sistemas Reversíveis (time-reversal) e Sistemas Descontínuos. Na física os sistemas reversíveis são amplamente conhecidos e nos últimos anos tem sido observada a necessidade de se estabelecer um estudo sistemático e mais profundo deles. Sistemas Descontínuos (Sistemas com Chaveamento) são provenientes da teoria de controle e são encontrados com muita freqüência na física, engenharia e economia. O objetivo deste minissimpósio é promover o intercâmbio entre pesquisadores das diversas instituições do Brasil para apresentarem e discutirem seus trabalhos.
Programação:
MS3 - Matemática Intervalar e Conexões no Ensino e no Desenvolvimento Científico
Organizadores: Marcília Andrade Campos (UFPE), Alice de Jesus Kozakevicius (UFSM) e Renata Hax Sander Reiser (UCPEL) (Programação)
Resumo: As técnicas intervalares integradas às disponibilidades e potencialidades das novas arquiteturas multiprocessadas tem dado um novo e atual contexto de pesquisa na comunidade científica. O minissimpósio Matemática Intervalar e Conexões no Ensino e no Desenvolvimento Científico contribui para análise e avaliação da evolução da área da Matemática Intervalar como fundamentação no desenvolvimento de aplicações na Matemática Aplicada, na Matemática Computacional e, em especial, na Computação Científica, incluindo a fundamentação para novas tecnologias. Busca-se congregar pesquisadores, profissionais e estudantes das várias áreas da ciência que utilizem as técnicas intervalares e a fundamentação da Matemática Intervalar em suas atividades acadêmicas e científicas, além de motivar e estimular as atividades de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, bem como de ensino e de uso destas técnicas em aplicações interdisciplinares. Esta proposta é relevante para o fortalecimento, a interação e a criação de novas parcerias científicas visando incentivar programas e ações conjuntas com instituições de ensino e pesquisadores. Dentre elas, a aproximação de aplicações que utilizam Wavelets com o contexto de Matemática Intervalar.
Programação: