O evento tem sua organização empreendida por dois comitês: (1) Comitê de Organização (CO) e o (2) Comitê Científico e de Programa (CP). Cada um desses comitês tem suas atividades coordenadas por um coordenador, que é secundado em suas tarefas por um vice-coordenador. Seus nomes são escolhidos e indicados pelo CT-DCON e referendados pela Diretoria da SBMAC, sendo que ordinariamente a coordenação do CP é ocupada pelo secretário do CT-DCON
O CO tem por função cuidar de todos os aspectos relacionados à logística de organização e estruturação do evento, o que inclui, de forma não extensiva, as seguintes tarefas: proposição de data, escolha do local do evento, contratação dos recursos logísticos de apoio e audiovisual; gerenciamento das páginas do evento, divulgação do evento; gerenciamento das inscrições, obtenção de patrocínio e recursos junto às fundações de fomento; alocação de transporte para convidados e participantes; gerenciamento da secretaria do evento, elaboração, diagramação e publicação do programa e livro de resumos; assistência logística aos convidados e participantes; controle de presença e emissão de certificados; acompanhamento do evento e elaboração e formulários de avaliação; gerencia e execução financeira; elaboração dos relatórios e prestações de contas relacionadas ao evento; apresentação do relatório final e prestação de contas ao CT-DCON e à diretoria da SBMAC.
O CP tem por função cuidar de todos os aspectos relacionados à programação científica e elaboração do programa do evento, o que inclui, de forma não extensiva, definição de temas foco do evento e convite aos convidados, responsáveis por proferir as palestras plenárias; definição do número de plenárias, minissimpósios e sessões técnicas de apresentação de trabalhos; coordenação do processo de submissão, revisão, aceite ou rejeição de trabalhos e minissimpósios; elaboração do programa do evento; acompanhamento científico e avaliação das diversas atividades; elaboração do relatório científico do evento e apresentação dele ao CT-DCON e à diretoria da SBMAC.
O DINCON obedece à estrutura padrão dos eventos da SBMAC, sendo constituído por palestras plenárias, proferidas por convidados e em sintonia com o tema foco do evento, minissimpósio, minicursos e apresentações de trabalhos. Os minissimpósios são propostos pela comunidade, se constituindo de uma sequência coerente e coordenada de palestras voltadas para um tema comum, sendo proposta por um ou mais organizadores, que têm por função fazer a proposta inicial do seu minissimpósio ao CP e cuidar de todos os aspectos logísticos e operacionais relacionados à sua realização, caso a proposta tenha sido aceita. Um minissimpósio compreende quatro ou oito palestras, sendo que neste último caso se subdivide em duas sessões.
A proposição de minicursos está aberta à comunidade, devendo ter um ou mais proponentes e ser sua proposta de organização apresentada ao CP dentro dos prazos estabelecidos pelo CO.
Os trabalhos submetidos, se aprovados, são apresentados preferencialmente em sessões de painéis, sendo que o autor, em sessão oral que ocorre imediatamente anterior à apresentação de seu painel, terá entre três e cinco minutos (a ser definido pelo CO) para apresentar um breve resumo (máximo de 5 transparências, incluindo título) de seu trabalho. Idealmente, todos os trabalhos ficarão expostos durante toda a duração do evento, agrupados segundo a distribuição das apresentações orais, sendo dever do autor estar ao lado de seu trabalho pelo menos na sessão de painéis que suceder à sua apresentação oral e sempre que for solicitando por quaisquer dos palestrantes a discutir seu trabalho.
Os trabalhos são submetidos para o processo de seleção no formato de uma Comunicação ou Resumo Estendido. Este deve obedecer a um formato de texto padrão previamente estabelecido, possuir entre 3 e 4 páginas e se estruturar como se segue: Título, que deve ser breve e autoexplicativo, seguido pelo nome e afiliação dos autores. A seguir, a lista de até 5 palavras-chaves, sendo que pelo menos as duas primeiras devem ser escolhidas entres as áreas que aparecem no Apêndice I deste documento. Segue-se um resumo de no máximo um parágrafo (até 100 palavras). O corpo central do artigo deve conter uma introdução, com o enfoque do problema e sua relação com a pesquisa atual da área; o desenvolvimento do trabalho, delineando a metodologia de solução do problema e sua relação com as metodologias atuais e usuais; resultados, mostrando no que se chegou com a utilização da metodologia de solução de problema e efetuando comparações com outras estratégias conhecidas; análise de resultados e conclusões; referências bibliográficas no formato especificado pelo modelo definido pela CO.
Os Trabalhos submetidos serão enviados a revisores, que retornarão pareceres. Com base nesses pareceres, o trabalho poderá ser rejeitado, aceito ou aceito de forma condicional, necessitando uma posterior revisão adicional.
Após o evento, todos os Comunicados aceitos ficarão disponíveis para acesso on-line na biblioteca da SBMAC associada ao DINCON e indexados com respectivos DOIs e códigos de catalogação bibliográficas.
O CP, com o auxílio eventual de uma comissão externa de avaliação, selecionará os melhores trabalhos. Seus autores serão convidados a elaborar uma versão estendida de seus trabalhos, que serão submetidos a edições especiais de jornais científicos associados ao DINCON.
As áreas atuais de interesse do DINCON, são as que se seguem e devem ser consideradas para fins de submissão de artigos e trabalhos, embora outros tópicos afins também são considerados pertinentes: