A organização em comitês tem por objetivo dar aos associados interessados numa área mais específica da Matemática Aplicada, da Ciência Computacional ou de Aplicação da Matemática, a oportunidade de se organizarem em grupos formais no âmbito da SBMAC para organizarem seminários, simpósios, minisimpósios em eventos, webpages, projetos de pesquisa, etc.
Ao organizar o comitê formalmente dentro da SBMAC, o grupo deve cumprir algumas formalidades simples abaixo descritas. Como sugestão, a SBMAC indica que cada comitê organize pelo menos um pequeno evento científico a cada dois anos, que pode ser um evento próprio ou uma atividade dentro de eventos organizados diretamente pela SBMAC, tais como o CNMAC, CMAC, ERMAC e DINCON. Além disso, os comitês devem enviar, periodicamente, boletins de notícias aos associados da SBMAC.
A constituição de um grupo de interesse deve obedecer às seguintes características.
A missão do grupo tem de ser coerente com a missão da SBMAC. Para conhecimento:
Exemplos: Ser eleito membro do comitê executivo, participar dos comitês organizadores de eventos propostos pelo grupo e de prêmios distribuídos pelo grupo, troca de experiências, organizar conjuntamente projetos de pesquisas, participar em outros eventos científicos em conjunto no Brasil e no exterior.
Um comitê temático deve conter pelo menos seis associados da SBMAC sendo que dois membros devem ser indicados para constituir a coordenação executiva do comitê: Coordenador e Secretário.
Poderá haver outros membros na coordenadoria do grupo, caso o comitê ache necessário. Por exemplo, podem ser criadas vice-coordenadorias para cada assunto que for de interesse do grupo.
O associado pode participar de até dois comitês temáticos da SBMAC.
Os membros do Comitê devem ser associados da SBMAC.
Os interessados devem reunir pelo menos 6 (seis) associados e indicar dois membros para coordenarem o comitê. A proposta deve ser encaminhada ao Conselho para compatibilizar os comitês em termos da Sociedade como um todo.