ENDEREÇO E TELEFONE:
Telefone/Fax: (16) 3412-9752 / e-mail: sbmac@sbmac.org.br
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 |
São Carlos/SP - CEP: 13561-120
Organizadores: Dr. Hermes Gadêlha (U. York), Prof. Jose Cuminato (USP - São Carlos), Dr. Nicolas Benech (U. da República);
Mentores: Prof Martin Bees (U. York); Prof. Gustavo Buscaglia (USP - São Carlos), Prof. Carlos A. Negreira (U. da República).
O Newton Fund Researcher Links oferece oportunidades para pesquisadores de início de carreira do Reino Unido, Brasil e Uruguai para interagir e explorar oportunidades para construir colaborações de pesquisa duradouras.
Esboço
"Matéria macia", um termo introduzido por Pierre de Gennes em sua conferência do Prêmio Nobel, lida com todos os tipos de materiais "lustrosos". Isso abrange toda a matéria biológica, desde os tecidos e órgãos do corpo humano até a fauna e flora, essenciais na agricultura, aos micróbios e aos agentes patogênicos que são crucialmente relevantes para a saúde e doenças. O Uruguai e o Brasil compartilham desafios comuns na agricultura e na produção de alimentos, da pecuária e da criação seletiva à produção de biocombustíveis, que constituem uma parte significativa de ambas as economias. A falta de saneamento da água, o aumento da resistência bacteriana e o uso extensivo de antibióticos e hormônios de crescimento são mortais e afetam milhões de vidas. A ciência da matéria bio-macia pode abordar diretamente todo o acima. Este workshop pretende acelerar a integração desta experiência. Vamos nos concentrar em construir links para futuras colaborações.
Objetivos
Trata-se de uma oficina exploratória que visa inspirar e desafiar todos os participantes, perguntando as visões de cada um sobre o futuro de como a ciência da matéria bio-macia pode ser explorada para enfrentar os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU, não nos limitando pelo que é Possível agora, mas crucialmente, nossos pontos de vista para os próximos 10 anos. O ponto de partida será a vanguarda atual da pesquisa de cada participante, usando isso como um passo para projetar e traduzir em novas colaborações. Este fórum irá identificar as prioridades e os desafios para os próximos anos.
Interdisciplinaridade
Não é necessária nenhuma experiência em pesquisa de produção agropecuária, mas sim interesse em aplicar pesquisa de matéria macia (teoria / experiência) para enfrentar oportunidades que provocam esse desafio global. A oficina se concentrará na ciência da matéria macia com o novo ponto de vista dos desafios agroambientais. Isso engloba áreas como Elastografia, propriedades mecânicas de materiais macios, biologia matemática e biofísica, mecânica de fluidos, mecânica sólida e elasticidade, sistemas estocásticos e dinâmicos em uma ampla gama de escalas de comprimento, de uma única molécula à dinâmica populacional.
Áreas e aplicações sugeridas
Reprodução animal, produção animal, ciência vegetal e animal, incluindo sistemas marinhos, produção de biocombustíveis e formação de biofilmes. Produção de carne / peixe e elastografia de carne. Ciências da água, filtração de água, infecções germinadas, crescimento bacteriano e resistência antibiótica bacteriana e vírus, doenças relacionadas à elasticidade, tanto a nível celular como macroscópico. Os participantes são encorajados a trazer outras áreas de interesse direto.